Investigação

OBEDS

O Observatório de Educação e Desenvolvimento Social,  um órgão de apoio à pesquisa e extensão universitária da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Nosso principal propósito é garantir condições para a viabilização dos projectos de pesquisa e de extensão universitária dos docentes da instituição, promovendo a maximização dos recursos garantindo os melhores resultados possíveis nas actividades desenvolvidas pelos investigadores e extensionistas.

Acreditamos que o melhor caminho para a transformação social é colocar a universidade à serviço da comunidade, por meio da extensão e da pesquisa científica.

 

O público alvo de todo o trabalho desenvolvido por meio do OBEDS é a comunidade externa à ESPB, porém, também temos projectos pensados para os nossos estudantes.

 

Os projectos de extensão fazem parte da nossa marca institucional e por isso temos 15 no nosso portfólio, alguns dos quais com grande visibilidade nacional. Os estudantes participam seguindo as orientações do coordenadores (docentes), tendo a oportunidade de participarem activamente em todas as acções propostas.

A nossa filosofia é juntar sinergias de forma que aquilo que se faça na extensão esteja articulado com as nossas linhas de investigação. Esse modo de trabalho tem rendido interessantes resultados, como por exemplo a realização de trabalhos de investigação de nível de mestrado e doutoramento incorporados à projectos de investigação de que fazem parte docentes estudantes.

Inovação

Revista eletrônica
Implantação do Instituto Geogebra
Acervo digita de TCC

Geogebra

Decorre na Escola Superior Pedagógica do Bengo o processo de instalação o primeiro Instituto Geogebra de Angola em colaboração com a Universidade de Cabo-Verde e a do Porto.

Revista eletrónica

Utilizando a plataforma OJS e por meio de uma cooperação com o portal de revistas científicas angolanas criamos o nosso primeiro periódico científico. Também temos a felicidade de sermos a primeira revista angolana de extensão universitária.

Acervo digital de TCC

Está em carteira o projecto de criação de um acervo digital de Trabalhos de fim de curso e monografias. Esperamos iniciá-lo no II semestre deste ano passando a disponibilizar digitalmente em pdf os trabalhos defendidos pelos nossos estudantes.