Perfil de Entrada


O processo selectivo é realizado através de avaliação e regido pelas normas constantes em edital, garantindo a igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos e é aberto aos que tenham, concluído o II Ciclo do Ensino Secundário, ou ensino médio dos cursos de Ciências Geografia e História, IMNE (Especialidade Geo-História), ou equivalentes.

Perfil de Saída


Professor de História para leccionar as quatro classes finais do ensino geral, médio e técnico profissional com as seguintes competências: Dominar efectivamente o conhecimento do campo da História geral e específica; Ter uma formação de cidadão, ética e moral, que permita o exercício da docência de forma digna e responsável e a percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências. Ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento da capacidade de analisar e compreender elementos históricos e como os mesmos articulam’se com os fenómenos sociais e educacionais nacionais e internacionais.

Matriz Curricular


 

Cadeiras do 1º Ano

Cadeira Tipo
1 Didáctica Geral 2º Semestre
2 Filosofia Geral 1º Semestre
3 Geografia Física 1º Semestre
4 Geografia Humana 2º Semestre
5 História da Antiguidade Anual
6 História de África I Anual
7 Informática Anual
8 Introdução à Pesquisa Científica Anual
9 Introdução às Ciências Sociais 1º Semestre
10 Língua Estrangeira I Anual
11 Lógica Formal 2º Semestre
12 Pedagogia Geral 1º Semestre
13 Português I 2º Semestre
14 Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 2º Semestre
15 Psicologia Geral 1º Semestre

Cadeiras do 2º Ano

Cadeira Tipo
1 Arqueologia 1º Semestre
2 Didáctica da História I Anual
3 Estatística Aplicada à Educação 2º Semestre
4 História da Idade Média Anual
5 Historia de África II Anual
6 História de Angola I Anual
7 Língua Estrangeira II Anual
8 Português II Anual
9 Psicologia da Educação 1º Semestre

Cadeiras do 3º Ano

Cadeira Tipo
1 Antropologia Cultural 1º Semestre
2 Desenvolvimento Curricular 1º Semestre
3 Didáctica da História II Anual
4 Gestão e Inspecção em Educação 1º Semestre
5 História da Idade Moderna Anual
6 História de África III Anual
7 História de Angola II Anual
8 Práticas Pedagógicas I Anual
9 Seminário Especializado I Anual
10 Sociologia da Educação 2º Semestre
11 Sociologia Geral 1º Semestre

Cadeiras do 4º Ano

Cadeira Tipo
1 História Contemporânea Anual
2 História da Arte 1º Semestre
3 Metodologia de Recolha e Pesquisa Histórica 1º Semestre
4 Práticas Pedagógicas II Anual
5 Seminário Especializado II Anual
6 Teoria da História 1º Semestre
7 Trabalho de Fim de Curso Anual
8 Tradição Oral e Cultura Africana 1º Semestre