Perfil de Entrada
O processo selectivo é realizado através de avaliação e regido pelas normas constantes em edital, garantindo a igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos e é aberto aos que tenham, concluído o II Ciclo do Ensino Secundário, ou ensino médio dos cursos de Ciências Geografia e História, IMNE (Especialidade Geo-História), ou equivalentes.
Perfil de Saída
Professor de História para leccionar as quatro classes finais do ensino geral, médio e técnico profissional com as seguintes competências: Dominar efectivamente o conhecimento do campo da História geral e específica; Ter uma formação de cidadão, ética e moral, que permita o exercício da docência de forma digna e responsável e a percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências. Ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento da capacidade de analisar e compreender elementos históricos e como os mesmos articulam’se com os fenómenos sociais e educacionais nacionais e internacionais.
Matriz Curricular
Cadeiras do 1º Ano
Nº | Cadeira | Tipo |
---|---|---|
1 | Didáctica Geral | 2º Semestre |
2 | Filosofia Geral | 1º Semestre |
3 | Geografia Física | 1º Semestre |
4 | Geografia Humana | 2º Semestre |
5 | História da Antiguidade | Anual |
6 | História de África I | Anual |
7 | Informática | Anual |
8 | Introdução à Pesquisa Científica | Anual |
9 | Introdução às Ciências Sociais | 1º Semestre |
10 | Língua Estrangeira I | Anual |
11 | Lógica Formal | 2º Semestre |
12 | Pedagogia Geral | 1º Semestre |
13 | Português I | 2º Semestre |
14 | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | 2º Semestre |
15 | Psicologia Geral | 1º Semestre |
Cadeiras do 2º Ano
Nº | Cadeira | Tipo |
---|---|---|
1 | Arqueologia | 1º Semestre |
2 | Didáctica da História I | Anual |
3 | Estatística Aplicada à Educação | 2º Semestre |
4 | História da Idade Média | Anual |
5 | Historia de África II | Anual |
6 | História de Angola I | Anual |
7 | Língua Estrangeira II | Anual |
8 | Português II | Anual |
9 | Psicologia da Educação | 1º Semestre |
Cadeiras do 3º Ano
Nº | Cadeira | Tipo |
---|---|---|
1 | Antropologia Cultural | 1º Semestre |
2 | Desenvolvimento Curricular | 1º Semestre |
3 | Didáctica da História II | Anual |
4 | Gestão e Inspecção em Educação | 1º Semestre |
5 | História da Idade Moderna | Anual |
6 | História de África III | Anual |
7 | História de Angola II | Anual |
8 | Práticas Pedagógicas I | Anual |
9 | Seminário Especializado I | Anual |
10 | Sociologia da Educação | 2º Semestre |
11 | Sociologia Geral | 1º Semestre |
Cadeiras do 4º Ano
Nº | Cadeira | Tipo |
---|---|---|
1 | História Contemporânea | Anual |
2 | História da Arte | 1º Semestre |
3 | Metodologia de Recolha e Pesquisa Histórica | 1º Semestre |
4 | Práticas Pedagógicas II | Anual |
5 | Seminário Especializado II | Anual |
6 | Teoria da História | 1º Semestre |
7 | Trabalho de Fim de Curso | Anual |
8 | Tradição Oral e Cultura Africana | 1º Semestre |